(04/06/2025 – 17:45h – Florianópolis-SC – https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/150-anos-de-imigracaeo-italiana-celebracoes-mostram-orgulho-passado-de-gera)
Dando início à celebração dos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa promoveu uma série de atividades e apresentações culturais na tarde desta quarta-feira (04). E o que se viu no evento foi a manutenção das tradições por parte da nova geração de ítalo-catarinenses.
A iniciativa é coordenada pela Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, presidida pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), e marca o início de uma série de celebrações culturais e institucionais sobre o legado da presença italiana em solo catarinense. Para os que participaram das apresentações de grupos ítalo-catarinenses, a celebração é uma forma de valorizar as raízes e manter viva a tradição entre as novas gerações.
O grupo folclórico Colibri, de Rio dos Cedros, existe desde 1989 trazendo música, dança e carregando a história da imigração no Médio Vale do Itajaí. Atualmente conta com 14 integrantes com idades que variam dos três aos 15 anos.
“Vamos revigorando o grupo no decorrer dos anos, pois as crianças vão crescendo, mas sempre deixando o legado da nossa história. Uma história linda”, afirma, emocionada, Maria Alva Longo, regente do grupo. “Precisamos valorizar nossos antepassados. Nossa cultura não pode sobreviver sem que contemos a história para nossas crianças”.
Jovens mantêm tradição
Sem esconder a animação com a apresentação, a pequena Sofia da Silva Moreira, de apenas onze anos, corrobora a declaração da regente. E se orgulha de suas raízes. “Eu amo o grupo Colibri, já participo dele há sete anos”, conta. “E o que me deixa mais feliz é que minha mãe quando era criança também participou. Ela sempre cantou e eu amo estar aqui. Faz parte da minha vida”.
O grupo Colibri foi o responsável por abrir a agenda cultural no palco do auditório Antonieta de Barros, na sede do Parlamento Catarinense. As apresentações seguiram com o grupo Tutti Buona Gente, de Guabiruba, o Coro Citavi, de Rio do Oeste, o Danc’Itali, de Arroio Trinta, os corais Giuseppe Verdi, de Botuverá, e Italiano de Jaraguá do Sul, além dos grupos Mesa Luna, de Nova Erechim, e Folk Piave, de Pinhalzinho.
Resgate da “italianidade”
“A Assembleia Legislativa está de parabéns em incentivar o resgate de nossa italianidade. Há anos tínhamos vergonha de falar o dialeto e hoje participamos de um evento como esse, que tanto nos valoriza”, afirma Mirtes Riggo da Cruz, integrante do Círculo Trentino de Rodeio, fundado há 50 anos. “Fundamos o primeiro círculo de Santa Catarina em 1975. É necessário esse tipo de celebração para atrairmos os mais jovens. Quando começamos tínhamos 30 anos e hoje somos jovens de 80 anos”.
Riggo acrescenta que a associação atua na região de Rodeio e conta com toda a documentação necessária junto a órgãos públicos e em contato com Trento, na Itália. “São 150 anos de história e cultura que mantemos viva. Por isso é tão importante que as associações mantenham sempre as documentações necessárias em dia para que a representatividade não se perca.”
Além das apresentações culturais, a Assembleia Legislativa sediou Ato Parlamentar Solene para homenagear instituições e personalidades pela contribuição à valorização da cultura e da memória da imigração italiana em Santa Catarina.
Assista o evento pelo canal do YouTube
Com a colaboração de Fabricio Escandiuzzi
Fonte: https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/150-anos-de-imigracaeo-italiana-celebracoes-mostram-orgulho-passado-de-gera