De 1920

Sua história iniciou pelos anos de 1920, quando 14 imigrantes italianos, tiveram a coragem e a audácia de iniciar os trabalhos na pastoral do canto, animando assim as celebrações litúrgicas. O coral leva o nome de um grande compositor italiano: Giuseppe Verdì. Hoje conta com 27 integrantes, todos de descendência italiana, e com objetivo principal de levar adiante a tradição do canto coral, legado esse deixado pelo primeiro coral de imigrantes italianos, na época denominado: I VÈC CANTÙR (Os cantores velhos).

O objetivo deste coral é de resgatar o que de mais precioso foi deixado pelos imigrantes italianos: a cultura, as tradições e os costumes, e, o maior valor cultural que hoje pode engrandecer a alma das pessoas, é a expressão de palavras, sentimentos e emoções, através da música.

A preocupação do coral não está apenas na diversificação e renovação da música sacra, folclórica italiana e popular, mas de estimular a difusão da língua italiana. Atualmente os coralistas se reúnem uma única vez por semana, sempre às segundas-feiras, para ensaiar seus repertórios.

Giuseppe Verdi

Giuseppe Fortunino Francesco Verdì, nascido em 10 de outubro do ano de 1813 na cidade italiana de Roncole, tornou-se uma personalidade marcante do século XVIII, essencialmente entre os apreciadores das óperas do período romântico italiano. Verdi era filho de Carlo Verdi, dono de uma taverna, e de Luisa Utini, tendo nascido na pequena localidade de Roncole, no Ducatto de Parma. Começou ainda pequeno a se interessar pela música e aos doze anos passou a estudar música em Busseto, sede do município, financiado pelo comerciante Antonio Barezzi. Quando completou 18 anos foi ao Conservatório de Milão, mas foi reprovado por ser maior de catorze anos(os estudantes eram aceitos somente até esta idade), e então demonstrar talento musical. Depois disso, foi atrás de um porfessor particular e prosseguiu seus estudos por três anos.

Voltando a Busseto, passou a atuar como mestre de capela e maestro da banda, mas isso fez com que ele conseguisse muitos inimigos. Posteriormente, Verdi transferiu-se definitivamente para Milão, com sua esposa Margherita Barezzi, filha de Antonio Barezzi.

PASTICCERIA STAZIONE CENTRALE MILANO - PASTICCERIA STORICA ROVIDA
Pasticceria Stazione Centrale Milano - Pasticceria Storica Rovida

Em novembro de 1839, Verdi escrevia a ópera Oberto, Conte di San Bonifácio, que foi estreada no Teatro alla Scala. Pouco depois, em 1840, morriam seus dois filhos e sua esposa, de apenas 27 anos, então sua segunda ópera, Um Giorno di Regno, fracassou. Verdi prometeu que nunca mais comporia depois do incidente.

Bartolomeu Morelli, diretor do Teatro alla Scala, não aceitou a promessa de Verdi e solicitou-lhe que estudasse uma outra peça de teatro, Nabucco. Pouco tempo depois, Verdi entregava uma opera escrita em cima do libreto. Nabucco é uma ópera que falava a respeito da dominação dos hebreus por Nabucodonosor e isso se identificava com o sentimento do povo italiano, sob a repressão dos austríacos e franceses. A ária Va pensiero su ali dorarte(Vai, pensamento, em asas douradas) foi considerada um símbolo nacional pelos italianos. Passando o sucesso de Nabucco, Verdi contunuou a escrever óperas e tornando-se mundialmente conhecido.

Surgiram as óperas Ernani, Rigoletto, Don Carlo, Um ballo in maschera, Il trovatore. Houve uma das óperas (La traviata), que fracassou, apesar de hoje ser uma das óperas mais encenadas no mundo todo. Algum tempo depois, Verdi se casava com Giuseppina Strepponi. Durante esse período, Verdi era aclamado como um patriota, sendo eleito deputado em 1861, ano da unificação e, posteriormente, senador. E continuou escrevendo óperas: em 1871 estreou Ainda, Verdi escreveu ainda as óperas Otello e Falstaff, baseadas em Shakespare ale de algumas peças religiosas. Em 19 de janeiro de 1901, sofre uma trombose e acaba falecendo no dia 27 do mesmo mês, em Milão, causando umensa comoção em toda a Itália. Atendendo seus desejos, seu túmulo foi colocado na Casa di Reposo Giuseppe Verdi.

Pin It on Pinterest

Share This