Curriculum Vitae do Coral Giuseppe Verdì

CURRICULUM VITAE

Na cultura, a Associação Italiana Coral São José de Botuverá se encarrega de propiciar a prática da música coral, em vista do desenvolvimento cultural e a valorização humana e coletiva. Ao mesmo tempo, promove a difusão da língua italiana clássica e o resgate da cultura italiana. Promove também a realização de uma missa cantada e rezada no dialeto italiano. Hoje esta entidade possui dois CDs gravados com recursos do Ministério da Cultura. Onde apresenta num CD, um repertório de canções folclóricas italianas e noutro cantos de uma missa do dialeto ítalo-bergamasco. Como sabemos, por históricos recentes e relatos de pessoas que ainda dão seu testemunho, que este coral surgiu da vinda dos imigrantes italianos ao Brasil, por volta dos anos de 1.876. Conta-se que após a colonização do antigo distrito de Porto Franco, hoje município de Botuverá, que os imigrantes italianos formaram um grupo de canto chamada “I Vèc Cantùr”, que significa “Os Velhos Cantores”.

Eles começaram a propagar a música coral nas celebrações litúrgicas de missas, em festas, bailes e diversas outras. Conta-se ainda, que eram quatorze integrantes no coral. Com o passar dos tempos, os integrantes foram deixando o coral pela idade avançada e sendo substituídos por gerações mais novas. Pelo que sabemos houve mais de cinco gerações que sucederam os primeiros fundadores e idealizadores deste coral.

Este coral, sempre alcançou grande prestígio na cidade de Botuverá, no Estado de Santa Catarina e em Bergamo/Itália nos anos de 2007 e 2009, pelo belíssimo trabalho que proporcionou e pela dedicação constante em propagar a música coral. É a “Associação Italiana Coral São José de Botuverá“, que hoje carrega o grande compromisso de levar à sociedade, mais profundamente, a música coral italiana e o aprendizado do idioma italiano clássico. Leva também o nome de “Coral Giuseppe Verdì”, em homenagem ao grande compositor e músico italiano Giuseppe Verdì. Esta entidade, hoje é de renomado nome na sociedade catarinense, por ter sido declarada de utilidade pública. Em 28/06/2022, recebeu da Câmara Municipal de Vereadores de Botuverá, a Moção N.º 15/2022 de agradecimentos e aplausos pelos trabalhos realizados pelo “Coral Giuseppe Verdì”. A sociedade pode clamar a esta entidade para que compartilhe com os anseios e propague a cultura italiana.

PASTICCERIA STAZIONE CENTRALE MILANO - PASTICCERIA STORICA ROVIDA
Pasticceria Stazione Centrale Milano - Pasticceria Storica Rovida

Nome dos atuais integrantes do “Coral Giuseppe Verdì”:

1ª Voz – 9 integrantes: Édina Maria Pavesi Merizio, Eliane Bonomini Costa, Mirtes Maria Maestri, Nícia Maria Cestari, Nilsa Terezinha Pavesi, Patrícia Colzani, Rita Maria Bonomini Vanelli, Rozemari Fachini Paloschi e Valdete Gianesini Mariani.

2ª Voz – 5 integrantes: Irtes Polonia Fachini Maestri, Maria Pedrini Gianesini, Marlene Maria Maestri Bonomini, Míria Bonomini e Salete Olália Maestri Martinenghi.

Baixos – 6 integrantes: Ademir Venzon, Alexandre Gianesini Mariani, Carlos Mário Pedrini, Marcos Martinenghi, Marcos Tachini e Moacir Merizio.

Tenores – 4 integrantes: Ademir Merizio, Alírio Luiz Colombi, Fábio Maestri Bagio e Nicolao Esperandio Maestri.

REGENTE: Eduardo Cunha

 

 

Pin It on Pinterest

Share This